Gravidez. Foram estas as dez gestações mais estranhas do mundo

A gravidez é um momento marcante para qualquer pai ou mãe, mas algumas dessas gestações recordes elevam a gravidez a um nível totalmente novo.

Gravidez. Foram estas as dez gestações mais estranhas do mundo

A gravidez é um momento marcante para qualquer pai ou mãe, mas algumas dessas gestações recordes elevam a gravidez a um nível totalmente novo.

Estas são as dez gravidezes mais impressionantes já registadas

Bebé mais comprido

Em janeiro de 1987, Anna Bates deu à luz o bebê mais comprido já registrado, de acordo com o Guinness World Records.. O bebé media 71,12 centímetros da cabeça aos pés e pesava quase 10 quilos. A criança morreu 11 horas depois.

Bebé mais pequeno

O bebé mais pequeno do mundo nasceu com 24 centímetros de comprimento, segundo Guinness World Records. Nisa Juarez pesava apenas 320 gramas quando nasceu prematura com 108 dias, em 20 de julho de 2002. A menina recebeu alta do hospital cinco meses depois, em 6 de dezembro de 2002

Mãe de mais bebés

Segundo o Guinness World Records, uma mulher que viveu durante o século XVIII é conhecida como a primeira esposa de Feodor Vassilyev, um camponês de Shuya, na Rússia, deu à luz 69 bebés durante toda sua vida. Contudo, ela não entrou em trabalho de parto 69 vezes, pois deu à luz 16 pares de gémeos, sete conjuntos de trigémeos e quatro conjuntos de quadrigémeos.

Bebé mais prematuro

O bebé mais prematuro a sobrevir nasceu com apenas 21 semanas e pesava apenas 420 gramas. De acordo com o Guinness World Records, chama-se Curtis Means e a sua mãe deu à luz em julho de 2020. A criança teve menos de 1% de hipóteses de sobrevivência.

Gémeos mais prematuros

O recorde do mundo de gémeos mais prematuros que sobreviveram pertence a Keeley e Kambry Ewoldt que nasceram, em 2018, com apenas 22 semanas. Os meninos pesavam apenas 490 gramas e 379 gramas na altura do parto.

Primeiro bebé proveta

Chama-se Louise Brown e é a primeira bebé a ser concebida fora do útero da mãe através de fertilização in vitro. De acordo com o Guinness World Records, a menina nasceu a 25 de julho de 1978 e foi concebida a 10 de novembro de 1977.

Gravidez com mais bebés

Foi em 2021 que Halima Cissé deu à luz nove bebés nascidos da mesma gravidez. A mulher deu à luz, de cesariana, os nove bebés às 30 semanas, a 6 de maio de 2021.

Mais trigémeos nascidos da mesma mãe

Segundo o Guinness World Records, a italiana Maddalena Granata, deu à luz 15 pares de trigêmeos ao longo de sua vida. A mulher viveu de 1839 e 1886.

Embrião humano mais antigo

Dois gémeos criados a 22 de abril de 1992, por fertilização in vitro, nasceram a 31 de outubro de 2022 depois de serem preservados em líquido nitrogénio por mais de 30 anos. Os gémeos são filhos de um casal britânico e chamam-se Lydia e Timothy.

Mãe mais velha do mundo

Maria del Carmen Bousada Lara é a mulher mais velha do mundo a dar à luz com 66 anos e 358 dias. A mulher mentiu na clínica dizendo que era 11 anos mais nova para poder receber o tratamento de fertilização in vitro.

 

Para ler depois
Podemos comer chocolate quando tem manchas brancas?
O aparecimento destas manchas brancas acontece devido a dois fenómenos: o sugar bloom e o fat bloom (…continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS