Homem apanhado com droga, que afinal era açúcar, fica em prisão preventiva

Português apanhado com 39 gramas de droga, que afinal era açúcar, está detido desde maio de 2022.

Homem apanhado com droga, que afinal era açúcar, fica em prisão preventiva

Parece uma história saída de um qualquer filme de Hollywood, mas é a mais pura das realidades. Sendo que o protagonista é português e dá pelo nome de Manuel Lourenço Gomes, de 46 anos. Este homem, conta o Jornal de Notícias, está preso desde maio de 2022. A detenção aconteceu depois de a GNR ter apanhado o homem com 39 gramas de cocaína no carro. Sendo que, exames laboratoriais permitiram concluir que a droga não passava de açúcar.

Leia depois
Conheça a cidade zombie onde uma nova droga deixa as pessoas com feridas abertas e sem andar
Existe uma nova droga que se está a destacar num local que já é visto como cidade zombie. Consumidores ficam com feridas abertas e sem conseguir andar (… continue a ler aqui)

Refere a publicação que Manuel tinha o açúcar no porta-luvas da viatura quando foi apanhado pelas autoridades. A justificação para o açúcar prendia-se com o facto de ser diabético. A operação aconteceu em Verín, perto de Ourense, Espanha, e as autoridades ficaram com a substância, acreditando tratar-se de cocaína. Até porque, um teste rápido realizado numa farmácia levou o pó a reagir positivamente. Algo que deu ainda mais força à teoria das autoridades. Alguns meses depois, um laboratório assegurou que a suposta droga não era mais do que açúcar. Ainda assim, salienta o jornal, o Ministério Público opta por manter o homem em prisão preventiva.

Substância irrelevante para o caso

Neste momento, tudo parece ser ainda mais caricato. Só que existe uma explicação para a decisão de manter o homem atrás das grades. Acreditam as autoridades que Manuel faz parte de uma rede de tráfico transmontana. Até porque, escreve o JN, estava a caminho de Portugal para se encontrar com um amigo investigado por tráfico de droga em Trás-os-Montes. Explicam as autoridades que a apreensão da droga, que não o era, passou a ser irrelevante para o caso. Agora, o detido é suspeito de fazer parte de uma rede de tráfico transmontana. Desde o primeiro interrogatório judicial que Manuel está detido na prisão de Bragança.

Texto: Bruno Seruca

Impala Instagram


RELACIONADOS