Espanhola publica em jornal antes de morrer lista das 15 pessoas que queria no seu funeral

María Paz Fuentes Fernández – uma espanhola de Lugo – não queria estar perto de pessoas que não a valorizavam quando estava viva e por isso publicou a lista das únicas 15 pessoas que queria ter no seu funeral.

Espanhola publica em jornal antes de morrer lista das 15 pessoas que queria no seu funeral

Uma mulher surpreendeu Espanha com um insólito anúncio no jornal, que por escrito com ordens para ser publicado apenas quando morresse. O anúncio é explícito. A sua última vontade era a de que não queria a família consanguínea no seu funeral.

Para ler depois
Muda o género no BI para mulher para poder adotar as filhas [fotos e vídeo]
Para obter a guarda das filhas, um pai equatoriano optou por uma mudança de identidade de género no BI. Pai de duas meninas, está em processo judicial pela guarda das filhas, que vivem com a mãe biológica (… continue a ler aqui)

María Paz Fuentes Fernández morreu em Lugo. Estava determinada a que, uma vez que partisse, a sua vontade fosse respeitada. Por isso, publicou no jornal a sua última vontade, relacionada com quem pretendia que estivesse no seu último adeus, desde as visitas à funerária, ao velório e ao enterro. Pelo que foi possível constatar, a mulher não ficou satisfeita com o tratamento e os cuidados recebidos pelos familiares em vida, pois, na lista que elaborou constavam nomes e sobrenomes das apenas 15 pessoas que poderiam comparecer no enterro, quando ela falecesse.

Anúncio de jornal explica razões para escolher apenas 15 pessoas

Espanhola publica em jornal antes de morrer lista das 15 pessoas que queria no seu funeral
“Imponho a minha última vontade para que apenas as pessoas que menciono abaixo possam comparecer ao meu funeral. […] Para o resto das pessoas que nunca se importaram na minha vida, desejo que continuem onde estão”
“Há muito tempo que minha família não é a consanguínea. Imponho a minha última vontade para que apenas as pessoas que menciono abaixo possam comparecer ao meu funeral, na funerária, na igreja e no cemitério. Fina García Vázquez, Juan Pedro Tejero García, Antón Montenegro, Segundo Viñas, Carmelita, Julián Francés, Rosa, Ana Tere Fernández, Ascensión Rodríguez, Susana, Silvia, Noelia, Pilar Lema, Ricardo e Juan. Para o resto das pessoas que nunca se importaram na minha vida, desejo que continuem onde estão”, pedia decidida a mulher.

A estranha e triste publicação tornou-se viral depois de partilhada na rede social Twitter. Como seria de suspeitar-se, o post viralizou nas redes sociais, com muitas opiniões – contrárias e favoráveis à atitude da falecida – sobre a ação da falecida.

Reações à atitude da espanhola dividem-se

“É triste que alguns queiram apenas redimir-se num funeral ou velório. Vivi isto e é a situação mais desconfortável do mundo. Ver alguém chorar por ti quando não te cumprimenta na rua há 30 ou 40 anos chega a ser ofensivo”, considera um utilizador. Outros não pensam da mesma forma. Ficaram surpresos e chocados com a atitude de María Paz Fuentes Fernández e chegaram a considerá-la desagradável e rancorosa por ter feito algo como isto, e, por certo, terá sido este o motivo que terá levado os familiares a distanciarem-se dela.

“É triste morrer amargurado. Obituários como este marcam a importância e a beleza de perdoar”, considera outro frequentador do Twitter. Independentemente das opiniões, María Paz “era uma mulher ousada” e demonstrou-o de forma inusitada “até no momento da sua morte”, consideram os que em vida lhe foram mais próximos, e que estiveram no último adeus a María Fernández.

Impala Instagram


RELACIONADOS