Há 2 moedas valiosas de 1 euro portuguesas que podem estar na sua carteira
Pode tê-las na sua carteira e nem sabe. Conheça as 20 moedas valiosas de 1 euro que valem milhares e podem fazer-lhe o dia.
Algumas moedas raras de 1 euro são altamente valiosas, chegam a valer milhares de euros e uma delas – ou mais – pode estar na sua carteira. São raras e valiosas por terem sido cunhadas em pequenas quantidades ou terem algum erro ou particularidade que as distingue, tornando-as singulares. São moedas muito procuradas por colecionadores, dispostos a pagarem por elas preços elevadíssimos.
Para ler depois
Esta moeda de 1 cêntimo vale 50 mil euros e pode estar na sua carteira
Moeda do Mónaco de 2007
Assinala o 25.º aniversário da morte da princesa Grace Kelly, atriz norte-americana que se casou com o Rainier III do Mónaco. A moeda mostra o retrato da princesa e tem uma tiragem limitada a 20 mil exemplares. É considerada a moeda de 2 euros mais valiosa do mundo, podendo valer 3 mil euros.
Moeda da Grécia de 2002
Um erro na impressão da letra S no lado nacional, que aparece como um E invertido, torna-se rara. O erro deve-se a ter sido usada uma matriz finlandesa para cunhar as moedas gregas. Existirão cerca de 50 mil moedas com este erro, que podem valer entre 500 e mil euros cada.
Moeda do Vaticano de 2005
Foi a última moeda emitida pelo Vaticano dedicada a João Paulo II, antes da eleição do Papa Bento XVI. Tem tiragem de apenas 85 mil exemplares, o que a torna altamente procurada pelos colecionadores. Pode valer entre 300 a 500 euros.
Moeda da Eslovénia de 2007
Comemora o Tratado de Roma, que marcou o início da integração europeia em 1957. A particularidade desta moeda é que ter uma marca especial na borda, com as letras SLOVENIJA e uma estrela entre cada palavra. A marca só foi usada nas primeiras 400 mil moedas cunhadas na Eslovénia, sendo as outras iguais às dos restantes países. Pode valer entre 150 e 250 euros.
Moeda da Finlândia de 2004
Assinala o alargamento da União Europeia a dez novos países, em 2004. Mostra um pilar estilizado com as bandeiras dos países-membro, com tiragem de apenas um milhão de exemplares. É uma das moedas mais raras da Finlândia, com valor a variar entre 100 e 200 euros.
Moeda da Alemanha de 2008
Comemora os 50 anos da fundação do Bundesrat, órgão que representa os estados federados alemães. A moeda mostra o edifício do Bundesrat em Berlim e tem tiragem de 30 milhões de exemplares. O que a torna rara, contudo, é ter uma letra diferente em cada uma das cinco Casas da Moeda alemãs: A, D, F, G ou J. A letra J é a mais rara e valiosa, podendo valer entre 50 e 100 euros.
Moeda de São Marino de 2004
Assinala o centenário da morte do pintor e escultor Bartolomeo Borghesi, um dos maiores estudiosos das antigas moedas romanas. Mostra um retrato do artista e tem tiragem de 130 mil exemplares. É uma das mais raras de São Marino e pode valer entre 40 e 80 euros.
Moeda de Portugal de 2007
Comemora o 50.º aniversário do Tratado de Roma, tal como a moeda eslovaca. No entanto, a portuguesa é particular por tem um pequeno ponto junto à data de emissão, que indica ter sido cunhada na Holanda. As moedas sem o ponto foram cunhadas em Portugal. Existirão cerca de 500 mil moedas com o ponto, que podem valer entre 30 e 60 euros.
Moeda da França de 2008
Assinala a presidência francesa do Conselho da União Europeia no segundo semestre de 2008. Mostra o logótipo da presidência, que consiste numa letra F estilizada com as cores da bandeira francesa. A moeda tem tiragem de 20 milhões de exemplares e o que a torna rara é que algumas têm um pequeno erro na impressão: a letra F está desalinhada relativamente ao centro da moeda. Podem valer entre 20 e 40 euros.
Moeda da Bélgica de 2005
Comemora o 60.º aniversário do fim da II Guerra Mundial na Europa. Mostra a efígie do Rei Alberto II e a data de 8 de maio de 1945. A particularidade delas é um pequeno erro na impressão: a letra B, que indica o país de emissão, está ausente ou quase visível. Podem valer entre 20 e 40 euros.
Moeda do Mónaco de 2007
É considerada a moeda de 1 euro mais rara e valiosa do mundo pela ausência das marcas ao redor do ano. Mostra o príncipe Alberto II e tem tiragem limitada a 20 mil exemplares, valendo 369 euros.
Moeda do Vaticano de 2002
É uma das primeiras moedas de euros emitidas pelo Vaticano, após a introdução da moeda única. Mostra o Papa João Paulo II e tem uma tiragem de apenas 85 mil exemplares, com o valor de 125 euros cada.
Moeda de Portugal de 2008
Tem um erro na impressão do mapa da União Europeia, que exclui os países que aderiram em 2004. Mostra o selo real de 1144 e tem tiragem de 10 milhões de exemplares. Pode valer cerca de 105 euros.
Moeda do Mónaco de 2009
Comemorativa e religiosa, celebra o centenário da fundação da Catedral de Mónaco. Mostra a imagem da catedral de um lado e do príncipe do outro, com tiragem de 100 mil exemplares e pode atingir 129 euros.
Moeda do Vaticano de 2005
Mostra o Papa Bento XVI, eleito nesse ano. Foi a primeira moeda emitida pelo Vaticano com o rosto de Ratzinger, antes da mudança de desenho, em 2006. Tem tiragem de 100 mil exemplares e vale 88 a 100 euros.
Moeda da Eslováquia de 2009
Assinala o 10.º aniversário da entrada da Eslováquia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO). Mostra o logótipo da NATO e tem tiragem de 1 milhão de exemplares, com o valor de 50 a 70 euros.
Moeda da Finlândia de 2007
Comemora o nonagésimo aniversário da independência da Finlândia. Mostra dois cisnes a voarem sobre um lago e tem tiragem de 1 milhão de exemplares. Pode valer de 40 a 60 euros.
Moeda da França de 2007
Assinala o 50.º aniversário do Tratado de Roma, tal como as de Portugal e da Eslovénia. Todavia, a francesa tem como particularidade um pequeno erro na impressão da letra U, ausente ou mal visível na palavra EURO. Estas moedas podem valer entre 30 e 50 euros.
Moeda da Alemanha de 2002
O erro na impressão da letra D no lado nacional torna-a rara, e também tem um O invertido. O erro deve-se ao facto de ter sido usada uma matriz espanhola para cunhar as moedas alemãs. Estima-se que existam cerca de 1 milhão de moedas com este erro, que podem valer entre 20 e 40 euros.
Moeda da Grécia de 2002
Tem um erro na impressão da letra S no lado nacional, que aparece como um E invertido. O engano deve-se ao facto de ter sido usada uma matriz finlandesa para cunhar as moedas gregas. Existam aproximadamente 2 milhões de moedas com este erro, que podem valer entre 10 e 20 euros.
Como identificar e vender moedas valiosas de 1 euro e outras
Os aspetos que podem tornar as moedas raras e, por isso, mais valiosas, incluem vários pontos a avaliar.
– O país e o ano de emissão, indicados no lado nacional;
– O desenho ou o motivo da moeda, que pode ser diferente das comuns ou comemorativas;
– Existência de algum erro na cunhagem ou marca especial na impressão ou na borda da moeda, que pode ser visível a olho nu ou recorrendo a lupa.
Como fazer se quiser vender moedas raras
– Contacte um comerciante ou uma loja especializada em numismática, que pode avaliar e eventual comprar as moedas;
– Ter leilões e feiras de colecionadores debaixo de olho e colocar as moedas no leilão ou negociar diretamente nas feiras;
– Anunciar as moedas em sites ou grupos de colecionadores das redes sociais.
Em qualquer caso, tome cuidado com possíveis fraudes ou falsificações e informe-se sempre bem sobre o valor real das moedas antes de decidir vendê-las.
Junte-se a nós no Fabebook
Siga a Impala no Instagram