Netflix mata negócio que lançou a empresa para o sucesso que tem hoje
Poucos saberão que a Netflix não arrancou como serviço de streaming. O negócio da empresa iniciou-se com a entrega em casa de filmes e séries alugados porta a porta.
![Netflix mata negócio que lançou a empresa para o sucesso que tem hoje](https://bo.impala.pt/wp-content/uploads/fly-images/1207173/1-66-9999x9999-lt.jpg)
Um quarto de século depois de lançar o serviço de aluguer de DVD por correio, a Netflix decidiu finalmente ‘matar’ o que se tornou num mero hobby para o rolo compressor global de streaming. No início desta semana, a empresa anunciou que enviará os últimos DVD em 29 de setembro, marcando o fim dos icónicos envelopes vermelhos que abriram o caminho ao aluguer de filmes e séries em streaming.
O fim do serviço de DVD por correio durou mais do que muitas pessoas previam. Afinal, já se passaram mais de 15 anos desde que a Netflix introduziu o streaming de vídeo e quase 12 anos desde que a empresa (que era bastante controversa na altura) separou o negócio de DVD do serviço de streaming. Naqueles primórdios, a parte de streaming conseguiu manter o nome Netflix, enquanto o negócio de DVD foi renomeado para Qwikster.
Netflix anuncia fim da entrega de DVD por correio em casa
![](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2023/04/2-29.jpg)
“O DVD enviado pelo correio pode não durar para sempre, mas queremos que dure o máximo possível”, dizia Reed Hastings, cofundador e então CEO da Netflix, num blogue, antes de explicar com mais detalhes por que motivo a empresa insistia em não transitar todo o negócio para o mundo virtual, de uma assentada. “Nos últimos 5 anos, o meu maior receio na Netflix era o de que não passássemos do sucesso dos DVD para o sucesso do streaming. A maioria das empresas que são ótimas em alguma coisa – como AOL dial-up ou livrarias Borders – não se tornam ótimas em coisas novas que as pessoas desejam porque têm medo de prejudicar os seus negócios iniciais”, justificava.
Em janeiro de 2016, a Netflix foi lançada simultaneamente em 130 países
“Em determinado momento, no entanto, percebem o erro de não se concentrarem o suficiente no novo. E então lutam desesperadamente para se recuperarem. As empresas raramente morrem por se moverem muito rápido e frequentemente morrem por se moverem muito devagar.”
Embora a grande aposta de Hasting no streaming fosse controversa na época, rendeu muito bem, como ilustra o gráfico mais abaixo. Em 2011, a receita da Netflix com o serviço combinado de DVD e de streaming totalizou 3,2 mil milhões de dólares (2,92 mil milhões de euros). No ano passado, faturou 31,5 mil milhões de dólares (28,71 mil milhões de euros) apenas com o streaming.
No ano passado, o negócio de entrega de DVD casa a casa contribui com menos de 150 milhões de dólares (136,73 milhões de euros). O valor representa escassos 0,5% da receita da Netflix. Embora imensamente popular na época, o negócio de DVD por correio nunca poderia ter escalado da mesma forma que o streaming. Em janeiro de 2016, a Netflix foi lançada simultaneamente em 130 países, algo completamente impossível com um serviço de entregas de DVD por correio.
Statista
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Siga a Impala no Instagram