Papa Francisco passou bem a noite e está a repousar

O Papa Francisco passou a noite bem e está a descansar, apesar de se manter em estado crítico, de acordo com informação do Vaticano.

Papa Francisco passou bem a noite e está a repousar

O Papa Francisco “passou bem a noite, dormiu e está a repousar” declarou o Vaticano num breve comunicado. No domingo, o Vaticano disse que o Papa continua em estado crítico no hospital Gemelli, em Roma, Itália, e que alguns exames de sangue indicavam uma insuficiência renal leve, mas sob controlo. O Papa, de 88 anos, foi hospitalizado no dia 14 de fevereiro, na sequência de uma pneumonia nos dois pulmões e teve uma crise respiratória na sexta-feira, agravando o seu estado de saúde.

O que é “pneumonia dupla”, condição que levou o Papa ao internamento?

O Papa Francisco está hospitalizado com o que alguns meios de comunicação agora chamam de pneumonia dupla. O Vaticano divulgou um comunicado a dar conta de que o líder da Igreja católica fora submetido a exames laboratoriais, radiografias ao tórax e o estado clínico do Santo Padre apresentava um “quadro clínico complexo”. Aos 88 anos, Francisco tem um longo histórico de doenças respiratórias. O que torna este surto de pneumonia – infeção pulmonar grave – tão “complexo”? E como será tratado?

Pneumonia é uma “infeção séria que enche os pulmões com líquido ou pus e pode dificultar a respiração”, esclarece Min Feng, doutorada em Doenças Respiratórias da Universidade de Tecnologia de Sidney. “As pessoas também podem sentir dores no peito, tossir muco verde e ter febre. ‘Pneumonia dupla’ não é um termo médico oficial, mas pode estar a ser usado para descrever dois aspetos distintos da condição do Papa Francisco“, esclarece a médica.

Impala Instagram


RELACIONADOS