Descoberta passagem secreta na Grande Pirâmide de Quéops

Descoberta foi feita com recurso a tecnologia de ponta não invasiva que permitem ver através dos monumentos.

Descoberta passagem secreta na Grande Pirâmide de Quéops

Um estudo publicado a revista Nature dá conta de uma passagem secreta – com 9 metros de comprimento e dois de largura – atrás de uma das entradas da Grande Pirâmide de Gizé, no Egito. Construída pelo faraó Quéops, a pirâmide de Quéops é considerada a maior e mais antiga das pirâmides de Gizé. A descoberta foi feita por uma equipa de investigadores oriundos de França, Japão, Alemanha e Egito. Desde 2015 que esta equipa investiga(va) o interior da pirâmide com recurso a tecnologia de ponta não invasiva que permitem ver através dos monumentos.

Leia depois
Escavação do túmulo da parteira de Jesus revela novos segredos
Arqueólogos em Israel descobriram novos artefactos e esculturas da Caverna de Salomé, túmulo da suposta parteira de Jesus. (… continue a ler aqui)

Passagem protege “a verdadeira câmara funerária do rei Quéops”

A existência desta passagem secreta já era cogitada desde então. O facto de esta ser uma das uma das estruturas mais estudadas do mundo dá maior dimensão a esta descoberta. O anúncio da descoberta foi feito nesta quinta-feira, 1 de março, pelo famoso arqueólogo egípcio Zahi Hawass e pelo ministro do Turismo do país, Ahmed Eissa, numa cerimónia fora da pirâmide. Hawass acredita que é “altamente possível” que o túnel “proteja algo”. “Na minha opinião, protege a verdadeira câmara funerária do rei Quéops”, frisou. A pirâmide de Quéops é a última das sete maravilhas do mundo antigo ainda de pé.

Junte-se a nós no Instagram

Foto: Reprodução YouTube AFP

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS