Pilares de luz no céu noturno avistados e descritos como ‘do outro mundo’

Nove pilares de luz no céu iluminaram recentemente o Japão, deixando alguns residentes confusos e descrevendo o fenómeno como sendo ‘do outro mundo’.

Pilares de luz no céu noturno avistados e descritos como 'do outro mundo'

O fenómeno incomum ocorreu em 11 de maio, com diversas pessoas a recorrerem às redes sociais para partilhar imagens do que viram – nove pilares de luz no céu, durante a noite.

Numa foto tirada no porto de Mikuriya, na cidade de Daisen, no Japão, as luzes brilhantes eram extremamente nítidas contra as nuvens escuras e aparentemente “saídas do filme ‘Sinais'”, descreveram algumas testemunhas. “Um raio de luz foi avistado no céu, acima do porto Mikuriya, na cidade de Daisen, Tottori, por volta das 22h00 de hoje”, escreveu o utilizador que publicou a imagem no Twitter (atual X).

“Também os pilares de luz no céu, na praia de Nariishi, em Kotoura”, testemunharam outros frequentadores da rede social de Elon Musk. Os testemunhos multiplicaram-se – à semelhança do que, há bem pouco tempo, aconteceu com portugueses e espanhóis, depois de um meteorito ter encandecido os céus de Portugal e Espanha.

Testemunhas reagem ao misterioso surgimento de pilares de luz no céu

Pilares de luz no céu noturno avistados e descritos como 'do outro mundo'
Pilares de luz no céu noturno avistados e descritos como ‘do outro mundo’

“É misterioso e maravilhoso”, reagiu uma de muitas testemunhas do fenómeno. “Vi com os meus próprios olhos”, celebrou. “É como uma entrada para um mundo misterioso”, escreveu outro utilizador do X, enquanto dezenas de outros consideraram as imagens “incríveis”.

Embora o fenómeno pareça algo ‘do outro mundo’, a explicação é, na verdade, simples. Algo semelhante aconteceu em 2015 e, desde então, foi atribuído aos reflexos das luzes de navios de pesca afastados da costa, relatam os cientistas locais, episódios conhecidos como ‘isaribi kochu’, que significa “pilares de luz que atraem peixes”.

Quanto ao que leva a luz refletir-se tão intensamente, após o avistamento de 2015, o Japan Today explicou que isto acontece quando “as temperaturas durante a noite caem o suficiente para que cristais de gelo se formem no ar muito acima dos navios”.

“Quando as condições são ideais para produzir cristais suficientemente grandes, mas sem precipitação, a luz dos seus barcos reflete-se nos cristais e brilha com intensidade suficiente para ser vista na costa”, acrescenta-se na publicação.

Impala Instagram


RELACIONADOS