Pinguim com artrite recebe botas especiais para o ajudar a nadar

O calçado foi feito de camuflagem preta para combinar com o seu casaco natural, por isso não precisa de se preocupar em destacar-se entre os amigos.

Um pinguim, com perto de 30 anos, sofre de artrite, doença que condiciona em grande medida a sua locomoção. Assim, os responsáveis do Jardim Zoológico de St Louis juntaram-se à Thera-Paw, empresa conhecida por fazer botas para cães, e desenharam umas botas especiais, feitas à medida, para o ajudar a andar.

Enrique ultrapassou largamente expectativa de vida média de 10 anos para os pinguins na natureza. O animal, descrito como “ave tranquila”, começou a debater-se com problemas de saúde nos últimos anos, como calos e problemas nas articulações.

Para o ajudar, os responsáveis pelo zoo começaram por lhe aplicar cremes e sprays nas zonas em que sentia dores, mas acabavam sempre por sair assim que ia nadar. Nesse sentido, a equipa teve de arranjar uma solução mais criativa. “Começámos a pensar fora da caixa”, disse o veterinário do parque, Jimmy Johnson.

Calçado feito de camuflagem

Em colaboração com a Thera-Paw, pensaram, desenharam e concretizaram a “salvação” de Enrique. As botas têm bastante amortecimento para ajudar o animal a mover-se. A verdade é que o feedback tem sido positivo: tem nadado e escalado mais desde que as calçou. O calçado foi feito de camuflagem preta para combinar com o seu casaco natural, por isso não precisa de se preocupar em destacar-se entre os amigos.

Durante o dia, usa as botas e à noite os tratadores tiram-lhas antes de ir dormir. “É uma ave muito tranquila”, disse Johnson. Inicialmente “calçámos-lhe os sapatos e colocámo-lo no chão para ver o que acontecia. Primeiro deu alguns passos grandes e depois começou a correr”, descreveu. “Está a nadar mais do que antes e está a subir mais alto às rochas do que antes. Acho que não estranhou”, atira o veterinário.

LEIA AINDA
Pinguim salta para barco de turistas ao ser perseguido por baleias [vídeo]
Pinguim salta para barco de turistas ao ser perseguido por baleias [vídeo]
Matt Karsten, de 40 anos, e a mulher Anna, de 32, participavam numa atividade de observação de baleias assassinas quando acabaram por gravar o inesperado e insólito momento. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS