Professora de Ferreira do Zêzere apanha 5 anos de prisão por maus-tratos a alunos

Provou-se em julgamento que professora de Ferreira do Zêzere aterrorizou nove crianças, de 6 e de 7 anos. Os alunos eram agredidos com livros na cabeça e na barriga.

Professora de Ferreira do Zêzere apanha 5 anos de prisão por maus-tratos a alunos

Uma professora do 1.º ciclo foi condenada nesta segunda-feira, 14 de dezembro, a cnco anos de prisão, embora com pena suspensa, por nove crimes de maus-tratos a alunos, quando dava aulas no Centro Escolar de Areias, no concelho de Ferreira do Zêzere, entre 2017 e 2018. Os juízes do Tribunal de Santarém aceitaram as provas apresentadas pela Acusação de que Elisabete Lamas, a arguida, atacou as crianças de seis e de sete anos com “bofetadas, batendo-lhes com os manuais escolares na cabeça e na barriga”. A docente somava violência psicológica às agressões físicas, entre gritos e ofensas verbais.

LEIA DEPOIS
Costa dá liberdade de circulação no Natal, mas ministra aconselha “cuidado”

Professora de Ferreira do Zêzere pode continuar a dar aulas, mesmo condenada

A professora tem 42 anos e reside na Lousã e foi ainda condenada a pagar 11.700 euros de indemnizações às famílias das nove vítimas, como uma das condições para cumprir os cinco anos em liberdade. Ao contrário do que pediam o Ministério Público e a defesa das crianças, porém, Elisabete Lamas não foi condenada à suspensão de funções, podendo por isso continuar a lecionar em qualquer escola do País. Na leitura do acórdão, a juíza presidente considerou os atos da arguida “inadmissíveis” e lamentou que “não tenha mostrado arrependimento” nem “pedido desculpa às crianças”, que testemunharam ao coletivo de juízes as agressões de que foram alvo.

LEIA AGORA
Portugal é o 10.º país da UE com menor produtividade por hora de trabalho

Impala Instagram


RELACIONADOS