Rosto de São Nicolau reconstruído em 3D assemelha-se ao do Pai Natal

Uma equipa de cientistas forenses conseguiu reconstruir o rosto de São Nicolau em 3D e, pasme-se, tem traços muito semelhantes à figura do Pai Natal.

Rosto de São Nicolau reconstruído em 3D assemelha-se ao do Pai Natal

São Nicolau de Mira viveu na Ásia Menor (atual Turquia), entre os séculos III e IV, e inspirou o ‘Bom Velhinho’ Pai Natal. Possui bochechas rosadas, barba volumosa e semblante enternecedor. Lembra alguém? A reconstrução utilizou técnicas avançadas de análise forense e tomografia computadorizada. Além disso, os especialistas combinaram dados anatómicos e históricos. O resultado impressionou e bate com as descrições feitas do Santo em poemas e ilustrações do século XIX.

O trabalho foi conduzido por Cícero Moraes, especialista em reconstruções faciais. Como base, o investigador utilizou o crânio atribuído ao santo. No processo, foi empregada uma série de métodos científicos. A tomografia computadorizada capturou todos os detalhes do crânio e a análise forense ajudou a determinar as características faciais. Por último, foram usadas as fontes históricas para ajustar traços como cor de pele, cabelo e barba.

Pai Natal e São Nicolau surpreendentemente semelhantes

Rosto de São Nicolau reconstruído em 3D assemelha-se ao do Pai Natal
A aparência lembrou descrições clássicas do Pai Natal. Bochechas rosadas, ar gentil e rosto largo presentes na imagem digital gerada por Cícero

No final do processo, a semelhança foi impressionante. Os cientistas tinham um rosto que refletia a aparência de um homem robusto, de aproximadamente 70 anos – que bate certo com as clássicas descrições do Pai Natal. Bochechas rosadas, ar gentil e rosto largo presentes na imagem digital gerada por Cícero. Além disso, o estudo revelou um detalhe para lá de curioso sobre os ossos de São Nicolau – apresentavam uma densidade mineral superior à medida para sua idade, o que indica uma saúde robusta.

Quem foi São Nicolau?

O Pai Natal é baseado na figura histórica real de São Nicolau, bispo bizantino nascido na atual Turquia. Por causa das extraordinárias lendas e milagres que lhe são atribuídos, tornou-se num dos santos mais populares da Europa. Os migrantes holandeses “terão espalhado a sua fama pelos EUA e – através de livros, revistas e filmes – acabou transformado no santo padroeiro das crianças e na figura familiar do Pai Natal que hoje conhecemos”, explica Brian Thorton, professor de Jornalismo da Universidade de Winchester.

Além da história de São Nicolau que todos conhecem – aquela em que dá presentes aos pobres pela calada da noite –, no fundo a história da origem do bondoso velhinho das barbas brancas, há, contudo, outra que, provavelmente, é menos familiar para a maioria. Trata-se da história de como Nicolau lutou contra um erro judicial. “Um empresário local foi ver o governador da província e, por razões que se perderam na história, quer que três homens inocentes – Nepotian, Ursyna e Apollyn – sejam mortos. O governador Eustathios, notoriamente desonesto, mostra-se muito feliz por ajudar”, conta Thorton.

Impala Instagram


RELACIONADOS