Ucrânia: Começou a reunião entre ministros russo e ucraniano na Turquia

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmitro Kuleba, e da Rússia, Sergey Lavrov, iniciaram hoje na Turquia a primeira reunião entre ambos desde o início da invasão russa.

Ucrânia: Começou a reunião entre ministros russo e ucraniano na Turquia

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmitro Kuleba, e da Rússia, Sergey Lavrov, iniciaram hoje na Turquia a primeira reunião entre ambos desde o início da invasão russa, há duas semanas, para negociar uma solução para o conflito. Os dois governantes chegaram na quarta-feira à noite ao resort de Belek, na província de Antália. E o anfitrião da reunião, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, encontrou-se com a delegação ucraniana. E, depois, com a russa, segundo confirmou na sua conta no Twitter. A reunião começou pouco depois das 11h locais (08h em Lisboa), em formato tripartido, segundo a transmissão da rede turca NTV.

LEIA AINDA
Terceira Guerra Mundial deixará planeta inabitável durante milénios 

Responsáveis de Kiev e Moscovo já se reuniram em outras ocasiões. Mas esta é a primeira vez que a Rússia envia um ministro para as conversações sobre a crise. As conversações entre Kiev e Moscovo resultaram até agora em cessar-fogos. E na abertura de corredores humanitários para retirar civis de cidades sitiadas. Mas a Rússia tem sido acusada de violar os acordos.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia. Que causou pelo menos 516 mortos e mais de 900 feridos entre a população civil. E provocou a fuga de mais de 2,1 milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional. Que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia. E o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Impala Instagram


RELACIONADOS