Estas vespas usam o pénis para escapar à morte [vídeo]

A descoberta foi acidental e aconteceu quando um cientista foi picado por uma destas vespas.

Vespas macho, que não têm ferrão, usam o pénis espinhoso como arma de defesa para evitarem serem mortas e comidas, revelou um estudo publicado na revista Current Biology. A descoberta foi acidental e aconteceu quando um cientista japonês foi picado por um destes insetos. Shinji Sugiura, bióloga da Universidade de Kobe, revela que quando uma das alunas – Misaki Tsujii, co-autora do estudo – foi picada por uma vespa macho, decidiu provocar uma picada em si própria. “Como achava que os machos eram inofensivos, fiquei surpreendida ao sentir a dor de uma picada”, afirma.

A hipótese de que certos insetos machos possam picar com os órgãos genitais já tinha sido levantada previamente, mas faltavam evidência, explica a cientista. Sugiura suspeitou de que os dois grandes espinhos no pénis do inseto fossem os responsáveis pela dor. Para testar a hipótese, dirigiu-se ao laboratório e usou rãs. “Observámos muitos machos que, no momento do ataque, perfuravam a boca, ou outros órgãos das rãs, com os genitais”, aponta. Num dos vídeos, vê-se um dos anfíbios a tentar mastigar o inseto, antes de retirá-lo da boca. Em suma, mais de um terço acabou por cuspir as vespas após serem picados.

O que acontece com vespas sem genitais?

Quando a experiência foi reproduzida com vespas que tiveram os órgãos genitais removidos, as rãs engoliram os insetos. A diferença entre as duas situações foi “estatisticamente significativa, o que sugere que se trata de uma estratégia de sobrevivência dos machos que tem influenciado a história evolutiva das vespas”, ressalvou a investigadora. Shinji Sugiura investigou também a forma como certos besouros conseguem escapar pelo ânus dos predadores após terem sido engolidos. A bióloga pretende perceber se outras famílias de vespas têm o mesmo sistema de defesa.

Fotos e vídeo: Shinji Sugiura / Current Biology

Para ler depois
Este animal assustador é real e vive nas florestas portuguesas
Fotografia candidata aos prémios Nikon Small World retrata um ‘monstro’ que passeia pelas florestas em Portugal. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS