PR de Moçambique promete investir e melhorar condições de trabalho dos médicos
O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, prometeu hoje continuar a investir na formação, valorização e melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde, quando se assinala o dia do médico moçambicano.

Citado num comunicado da Presidência da República, Daniel Chapo destaca o contributo dos médicos para o desenvolvimento do sistema nacional de saúde, apontando a sua “resiliência, o profissionalismo e o elevado sentido de humanidade” com que exercem a profissão, reconhecendo que muitas vezes é em “contextos desafiadores”.
Na mesma nota salienta-se que o Presidente reafirma “o compromisso do Governo em continuar a investir na formação, valorização e melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde”.
“Em nome do povo moçambicano e em meu nome pessoal, rendo a devida homenagem aos médicos do país e encorajo-os a prosseguir com determinação e esperança, nesta missão de salvar vidas e construir um futuro mais saudável para todos”, lê-se no comunicado.
A Lusa noticiou em dezembro que o número de médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) de Moçambique cresceu 12% desde 2019, atingindo quase 3.000 no final de 2023, enquanto o de enfermeiros aumentou 38%, segundo o anuário do Instituto Nacional de Estatística.
De acordo com o documento, com dados do período de 2019 a 2023, Moçambique fechou 2023 com 2.966 médicos no SNS, contra 2.655 cinco anos antes.
Já os enfermeiros que trabalhavam no SNS em 2019 eram 8.150, número que cinco anos depois ascende a 11.255, segundo o mesmo anuário estatístico.
PME (PVJ) // JMC
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram