Rússia vendeu neste ano mais de 4,5 mil milhões de dólares em armas a países africanos
A empresa estatal russa de exportação de armas Rosoboronexport assinou este ano contratos no valor de mais de 4,5 mil milhões de dólares (4,2 mil milhões de euros) com países africanos, anunciou hoje o presidente da empresa, Alexander Mikheyev.
“Em 2023, foram assinados documentos contratuais [ para venda de armas a países africanos] no valor de mais de 4,5 mil milhões de dólares e planeamos assinar novos contratos antes do final do ano”, afirmou Mikheyev, citado pela agência noticiosa russa Interfax, nos Emirados Árabes Unidos, onde o gestor se encontra a participar no Dubai Air Show.
Mais de 30% das armas russas vendidas em África
As exportações para os países africanos representarão mais de 30 por cento do total de fornecimentos da Rosoboronexport este ano e que estão em curso consultas sobre novos projetos, acrescentou. Segundo Mikheyev, a cimeira Rússia-África, realizada na cidade russa de São Petersburgo em julho deste ano, permitiu “identificar áreas de interação crescente” com os países africanos.
Para ler depois
Médicos concentrados no Porto exigem regresso às negociações para salvar SNS
A Rosoboronexport é o único intermediário estatal da Rússia para a exportação de toda a gama de bens, tecnologias e serviços militares e de dupla utilização.
Siga a Impala no Instagram