Última Hora: Mário Centeno eleito presidente do Eurogrupo
Mário Centeno foi eleito durante a tarde desta segunda-feira, dia 4 de dezembro, presidente do Eurogrupo. O ministro das Finanças foi eleito por 19 homólogos da zona euro.
Mário Centeno foi eleito à segunda volta presidente do Eurogrupo, pelos ministros das Finanças do zona euro, durante a tarde desta segunda-feira, dia 4 de dezembro, numa votação votação realizada em Bruxelas, anunciou o Conselho da União Europeia.
O ministro português foi eleito na segunda volta, visto que nenhum dos candidatos conseguiu obter maioria simples. Mário Centeno torna-se presidente com 10 votos, em 19 homólogos.
Centeno foi como um dos favoritos na corrida à liderança, juntamente com mais três candidatos: o luxemburguês Pierre Gramegna, o eslovaco Peter Kazimir e a letã Dana Reizniece-Ozola.
O político português contou principalmente com o apoio da França, Itália, Espanha e Alemanha.
O novo presidente do Eurogrupo assume funções no dia 13 de janeiro do próximo ano, data em que termina o mandato do ainda atual presidente Jeroen Dijsselbloem. Mário Centeno ficará na presidência durante dois anos e meio.
votação realizada em Bruxelas,
Outros artigos em destaque
Siga a Impala no Instagram